Melvin Edwards
7 de Fevereiro — 25 de Outubro 2019
Melvin Edwards
7 de Fevereiro — 25 de Outubro 2019

O auroras tem o prazer de apresentar uma individual de novos trabalhos de Melvin Edwards. Embora o artista norte-americano tenha visitado o país anteriormente, é a primeira vez que produz suas obras no Brasil. Além de grandes esculturas, podem ser vistas também instalações de arame farpado, Fragmentos Linchados e obras sobre papel. Em suas esculturas, ainda que formalmente abstratas, conseguimos reconhecer ferramentas agrícolas – memória de sua infância no sul dos Estados Unidos – e correntes que podem remeter, segundo o artista, aos elos de conexão entre as pessoas. As obras ocupam o espaço de maneira dinâmica, apoiando-se no chão ou penduradas no teto, com o tradicional alinhamento dos Fragmentos Linchados na segunda sala do auroras. Outro material simbólico usado desde o início dos anos 1970 é o arame farpado, com o qual Melvin executa seus “desenhos no espaço”. Essas obras criam novos campos dentro da arquitetura, onde coexistem abstração e a concretude das questões sociais que o material carrega. Esse projeto explora diferentes vertentes do trabalho de Melvin Edwards, criando um leque de raciocínios desenvolvido pelo artista ao longo dos seus quase sessenta anos de pesquisa.

de

Vistas da exposição
Fotografia: Ding Musa
Obras
Música das Correntes Partidas, 2019
(Modelo Para Monumento)
aço
66 x 186 x 80 cm
Coco Variations SP, 2019
aço e correntes
50 x 100 x 102 cm
Curtain Calls, 2019
arame farpado e corrente
dimensões variáveis
280 x 490 cm
We Do, 2019
aço
40,5 x 29 x 16,5 cm
Sistemático, 2019
aço
46 x 44 x 20,5 cm
Not So Easy, 2019
aço
101 x 40 x 40 cm
We Dig, 2019
aço
39 x 24 x 27 cm
Boa Sorte, Primeiro Dia, 2019
aço
37,5 x 37,5 x 15,5 cm
Numunake Inike OK, 2019
aço
25 x 26 x 18,5 cm
Para Nossa Conexão, 2019
aço e correntes
dimensões variáveis
117 x 145 x 64 cm
Composição de Instrumentos, 2019
aço
36 x 61 x 23 cm
Rocking and Working in SP, 2019
aço
36 x 52 x 36 cm
Ferramentas de Ogum, 2019
aço
52 x 23 x 23 cm
I. Gone Again, 2019
aço
270 x 70 x 60 cm

II. Ways to Go Again, 2019
aço
213 x 90 x 80 cm
Not So Easy, 2019
aço
101 x 40 x 40 cm
[Detalhe]
Tudo Está no Fogo, 2019
aço e madeira
60 x 113 x 50 cm
Sala da Luta Continua, 2019
aço, correntes, arame farpado, par de luvas e camisas
dimensões variáveis
[Detalhe]
Sala da Luta Continua, 2019
aço, correntes, arame farpado, par de luvas e camisas
dimensões variáveis
[Detalhe]
Sala da Luta Continua, 2019
aço, correntes, arame farpado, par de luvas e camisas
dimensões variáveis
[Detalhe]
Variações de correntes em cor, 2019
aquarela sobre papel
12 x 17,5 cm
Variações de correntes em cor, 2019
aquarela sobre papel
12 x 17,5 cm
Variações de correntes em cor, 2019
aquarela sobre papel
54 x 75 cm
Variações de correntes em cor, 2019
aquarela sobre papel
22 x 29,7 cm
Variações de correntes em cor, 2019
aquarela sobre papel
22 x 29,7 cm
Publicação
Sobre o artista

Melvin Edwards (Houston, Texas – 1937) é professor e artista plástico norte-americano que atua desde 1965, quando apresentou sua primeira exposicão individual no Museu de Arte de Santa Bárbara, na Califórnia. Formado pela University of Southern California, foi o primeiro artista afro-americano a realizar uma mostra individual no Whitney Museum of American Art (Nova York), em 1970.

Sua pesquisa a respeito da cultura visual do ‘terceiro mundo’ também o levou ao Marrocos, Brasil, China e Cuba a partir do recebimento do prêmio Guggenheim Foundation Fellowship, especificamente, o Fulbright Fellowship to Zimbabwe. Foi professor entre os anos de 1964 e 2002, chegando a ministrar aulas na Rutgers University, de 1972 a 2002, e na Connecticut University. Em 2014, recebeu o título de doutorado honorário do Massachusetts College of Art, em Boston.

Dentre as individuais, destacam-se Melvin Edwards: Fragmentos Linchados no Museu de Arte de São Paulo (São Paulo, 2018); Melvin Edwards: Five Decades no Columbus Museum of Art (2016) e no Nasher Sculpture Center (2015); Museu Afro-Brasil (São Paulo, 2008), Melvin Edwards Sculpture: A Thirty-Year Retrospective 1963 – 1993, uma retrospectiva itinerante no Nueuberger Museum of Art (1993), The Art Museum da Florida e no Hood Museum of Art (1994); Walker Art Center (Minneapolis, 1968).

Participou da 11ª Bienal do Mercosul, (Porto Alegre, 2018); Soul of a Nation: Art in the Age of Black Power, Tate Modern (London, 2017); All the World’s Futures, La Biennale di Venezia (Veneza, 2015); African-American Artists and Abstraction, Museo Nacional de Bellas Artes (Havana 2014); Now Dig This! Art and Black Los Angeles, 1960-1980, MoMA PS1 (Nova York, 2012); Valencia Biennial (Valencia, 2007); Ante America (Colombia, Venezuela, EUA, Costa Rica, 1992).

Sua obra está presente em importantes coleções ao redor do mundo como a do Metropolitan Museum of Art (Nova York); MoMA – Museum of Modern Art (Nova York); Los Angeles County Museum of Art (Los Angeles); Museu Afro-Brasil (São Paulo); Museum of Fine Arts (Houston); San Francisco Museum of Modern Art (San Francisco); Tate Modern (Londres); Whitney Museum of American Art (Nova York), entre outros.